quinta-feira, 15 de abril de 2010

As palavras têm profundo efeito na mente





Liberação significa livrar-se da escravidão.

Muitas pessoas abandonam seus parentes e seus lares, suas

esposas e filhos, suas posses e propriedades e, fugindo para retiros na floresta, orgulham-se de sua “renúncia.” Mas esta fuga não merece a honra desse nome, pois o ato por si só não pode conferir liberdade, enquanto a mente estiver escravizada. O cativeiro fundamental, do qual é necessário livrar-se é a ignorância. A morte é mais doce do que a escravidão que a ignorância pode impor ao homem.

Eliminem a ignorância e vocês serão livres; liberados de todas as amarras no mesmo instante. Todas as disciplinas espirituais têm essa liberação como meta.


Aqueles que só confiam na razão ou nas limitadas leis da ciência argumentam que a repetição do Nome que, afinal, é apenas som, não pode purificar ou corrigir a mente do homem. Porém, o Nome não é apenas “som.” Vocês estão aqui, quietos,sentados e escutando, mas, se alguém simplesmente gritar:

“escorpião,” vocês se assustarão. Ou, caso alguém diga: “suco de limão”, começarão a salivar. Vocês podem estar sentados diante de um prato cheio de delícias, mas se alguém falar algo sujo ou desagradável, vocês certamente recusarão a comida. O mero som cria muita reação!


Não procurem descobrir o mal nos outros


Quando as palavras referentes a situações comuns têm tal efeito transformador na mente do homem, aquelas que transmitem significados espirituais e elevados certamente ajudarão a purificar e corrigir suas mentes. Quando enchemos o ar com aspereza, nossa natureza se torna áspera. Quando enchemos a atmosfera de ódio, nós temos, forçosamente, que respirar o ar e sermos odiados também. Quando saturamos o ar com sons cheios de reverência, humildade, amor, coragem,autoconfiança e tolerância, nós mesmos nos beneficiaremos dessas qualidades.


O coração é um filme e a mente é a lente; vire a lente em direção ao mundo e imagens mundanas entrarão no coração. Vire a lente em direção a Deus e ela transmitirá imagens do Divino.


Portanto, façam sempre o bem, vejam o bem, lembrem-se do bem e sejam bons. Não procurem descobrir ou discutir o mal que há nos outros pois a tentativa poluirá a sua própria mente. Quando vocês se envolvem na procura das faltas e falhas dos outros, estão pavimentando a estrada para desenvolver essas mesmas falhas e faltas em si. Contemplem o bem nos outros e, com o tempo, isto se tornará uma

vantagem para vocês. A bondade latente em vocês será encorajada a brotar e florescer.


Organização Sri Sathya Sai do Brasil

www.sathyasai.org.br


Um comentário:

  1. Que lindo texto, querida!!! Precisava muito ler tudo isso agora. Grande bjo, saudades das tuas visitas!

    ResponderExcluir