sexta-feira, 10 de julho de 2015

AUTO CONHECIMENTO




Boa parte dessa caminhada de autodescoberta deve ser realizada por nós mesmos, de forma sincera e determinada. Primeiro buscando nos conhecer sinceramente e depois procurando entender e aceitar verdadeiramente os nossos semelhantes.
Porém, para isto, é preciso desligar-se da rotina alienante em que vivemos e mergulhar dentro de si mesmo, em profundo silêncio e meditação. Algo que poucos realizam hoje em dia. Triste época em que vivemos em uma sociedade enlatada, onde procuramos respostas prontas em todo lugar, seja nas religiões superficiais ou até mesmo nas redes sociais que tanto influenciam tendências nos dias atuais.
O que falta para a humanidade não são recursos especiais para levá-la ao autoconhecimento. Mas sim a consciência desta busca e o desenvolvimento do saudável hábito de pensar por si mesmo e chegar a conclusões de quem somos e que rumos desejamos para as nossas vidas. Já falei em outras oportunidades sobre a importância da filosofia na formação educacional de nossa sociedade. No entanto, devido ao interesse de políticos e poderosos, a humanidade cada vez mais é convidada a viver dentro de um mundo de alienação e entorpecimento. Quem pensa por si só, torna-se um perigo para o sistema social dominante. Este é o pensamento das forças do mal. Já o sublime mestre Jesus nos ensinou: “Conhece a verdade, e a verdade te libertará”.
Se nos propormos a buscar respostas em nosso íntimo, refletindo sobre a vida e a natureza das coisas, acessaremos mais e mais o nosso “eu superior” e encontraremos respostas importantes. Por que hoje em dia vivemos a sociedade da depressão e do rivotril? Porque simplesmente paramos de pensar e buscar o objetivo central da vida criada por Deus. Tornamo-nos robôs inconscientes que seguem modas e tendências fúteis. Somos marionetes de um estilo de vida cada vez mais destrutivo, que aos poucos destrói a nossa alma, através da depressão e da tristeza por vivermos em um mundo desprovido de verdadeiros valores, e que, por fim, causará graves transtornos a vida física do planeta, que já está saturada do nosso estilo de vida baseado na emissão de carbono para a atmosfera, destruição da natureza e outras ações predatórias para alimentar o nosso ego consumista.
Por fim, se desejamos realizar uma jornada de autoconhecimento, devemos começar desligando a televisão, computador e smartphone. Pelo menos um pouco antes de dormir. Nestes instrumentos não encontraremos respostas importante para libertar-nos da cadeira dos terapeutas. E, neste momento, busquemos o verdadeiro conhecimento filosófico e espiritual para integrarmo-nos ao Sagrado e ao Real. Neles, e somente neles, acharemos as verdadeiras respostas da vida, tanto para aflorarmos o nosso inconsciente, que é o “senhor de todas as respostas”, como para entender e aceitar os nossos semelhantes.
As respostas do mundo espiritual estão mais próximas do que se pode imaginar. Nós é que nos encontramos estranhamente distantes de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário