quinta-feira, 28 de julho de 2011

MEDITAÇÕES PARA PESSOAS OCUPADAS



“Como você olha para as coisas depende de você, não das coisas. A menos que você chegue ao ponto onde deixe de interpretar a mente e passe a olhar diretamente, um olhar imediato, a mente é o seu mediador. Ela lhe traz as coisas distorcidas, ela lhe traz as coisas misturadas com interpretações. Elas não são puras.

Assim a única maneira de alcançar a verdade é aprender como ser imediato na sua visão, como dispensar a ajuda da mente... Esse agenciamento da mente é o problema, porque mente só pode criar sonhos. Mas a mente pode criar lindos sonhos e você pode ficar bem entusiasmado. Através desse entusiasmo o sonho começa a parecer como realidade. Se você estiver excitado demais então você fica intoxicado, assim você não está em seu senso. Então o que quer que você veja é apenas sua projeção. E existem tantos mundos quanto existem mentes, porque toda mente vive em seu próprio mundo.

Método

Tente em coisas pequenas não trazer a mente nisso. Você olha para uma flor – você simplesmente olha. Você não diz. ‘Lindo!’ ‘Feio!’ Você não diz nada! Não traga palavras, não verbalize. Simplesmente olhe. A mente se sentirá desconfortável, inquieta. A mente gostaria de dizer alguma coisa. Você simplesmente diz para a mente: ‘Fique em silêncio! Deixe-me ver. Irei somente olhar’.

A princípio isso será difícil, mas comece com coisas as quais você não esteja muito envolvido. Será difícil olhar para sua esposa sem trazer palavras. Você está por demais envolvido, emocionalmente apegado demais...zangado ou apaixonado, mas envolvido demais.

Olhe para coisas que são neutras – uma pedra, uma flor, uma árvore, o sol nascente, um pássaro voando, uma nuvem se movendo no céu. Olhe somente para coisas com as quais você não esteja muito envolvido, das quais você possa permanecer separado, com as quais você possa permanecer indiferente. Comece com coisas neutras e só então mova-se para situações carregadas emocionalmente.

Quanto mais você deixar a mente de lado, mais luz acontecerá a você, porque quando não há sonhos, portas se abrem, janelas se abrem, e o céu lhe alcança, e o sol surge e chega ao coração, a luz lhe alcança. Você fica cada vez mais preenchido com verdade enquanto você fica cada vez menos preenchido com sonhos”.
Osho: Hsin Hsin Ming

fonte de LUZ:www.osho.com

3 comentários:

  1. Olá querida Ana!!!

    Vim lhe retribuir a visita carinhosa e conhecer seu cantinho de Luz tb viu:)

    Tb gostei muito de seu espaço, seja sempre muito bem vinda minha querida!!!

    Muita Paz, Luz e Amor a ti
    beijos no coração, direto do meu;)

    ResponderExcluir
  2. Ps: tb vou add seu blog lá nos blogs que recomendo;)

    Beijinhos de Luz!

    ResponderExcluir
  3. Oba Lucy, obrigada por compartilhar a luz...
    beijos e seja bem vinda!

    ResponderExcluir