quarta-feira, 13 de abril de 2011

GLÂNDULA PINEAL


O Corpo Humano e as funções do Cérebro
Por: Wilson Dias*
                 
        O corpo humano é comparado a um país, onde o cérebro é sua capital. As glândulas endócrinas que secretam os hormônios essenciais à vida, como: pituitária, pineal, tireóide, paratireóide, timo, supra-renais, e gônadas, juntamente com a pele que atua como fronteira ou barreira de proteção, representam os organismos de segurança nacional. Os nove sistemas de comando, tais como: imunológico, linfático, circulatório, digestivo/intestinal, urinário, respiratório, endócrino, nervoso e estrutural, representam os Estados da Federação. Os órgãos internos, como: fígado, vesícula, baço, coração, pulmão, rins etc., são os Municípios.

        Na capital do corpo, que é o cérebro, encontram-se duas glândulas endócrinas, que fazem o papel dos poderes Executivo e Legislativo, que comandam as funções de todo o organismo. Essas glândulas são: a Pituitária e a Pineal. Quem ocupa o lugar de terceiro poder, que é o Judiciário, é a mente que comanda a nossa consciência, a razão e o raciocínio.

        Essas duas glândulas endócrinas têm funções similares na produção de nove hormônios que regulam diversos processos corporais e estimulam a produção de outra série de hormônios exercendo influência desde a digestão até a menstruação e a ejaculação do sêmen masculino. Trata-se de um processo complicado que a própria ciência médica tem dificuldade para explicar. A glândula Pituitária, também conhecida como Hipófise, trabalha durante o dia, enquanto a Pineal trabalha à noite enquanto dormimos.

        Apesar de serem pequeninas, do tamanho de uma ervilha, essas glândulas endócrinas comandam as demais glândulas e as funções gerais do corpo. Por estarem invaginadas no cérebro, elas o ajudam na produção de um hormônio conhecido como “melatonina”, que a Medicina Tradicional Chinesa chama de “secreção interna”, cujo nome científico é: N-acetil-5-metoxitriptamina.
       
      melatonina é “fabricada” pela glândula Pineal, partindo de uma substância chamada triptofan, um aminoácido que é produzido nos intestinos e atua como regulador das atividades vitais do organismo juntamente com outros vinte e um compostos orgânicos que constituem as peças básicas da vida humana. O triptofan é encontrado no abacaxi, como também nas sementes, nos  legumes e nos cereaisUma vez digerido pelo nosso organismo, o triptofan é convertido pela glândula Pituitária em um neurotransmissor chamado serotonina, o qual, pelo processo biomolecular, é logo transformada pela glândula Pineal em melatonina, enquanto dormimos. Pela manhã, com a penetração da claridade ou dos raios solares em nossos olhos, a glândula Pineal interrompe sua atividade e passa o plantão à sua companheira Pituitária, que se encarrega de fazer a distribuição da melatoninapara as demais glândulas endócrinas começando pela tireóide, passando em seguida pelo timo, depois pelas supra-renais e, finalmente, atinge as gônadas.

      A glândula Pineal está situada no centro do cérebro e trabalha em comum acordo com a Pituitária, sendo que a primeira trabalha à noite e a segunda atua durante o dia. O tamanho de ambas é o de uma ervilha e tem forma de um feto. Quando pegamos uma soneca de 15 a 20 minutos depois do almoço, a Pituitária começa a converter o aminoácido triptofan em serotonina. À noite, ao passar o plantão para sua companheira, a Pituitária dá uma atribuição à Pineal que é a de converter a serotonina em melatonina. A Pineal, por sua vez, tem uma conexão direta com os olhos, de modo que, a ausência de luz ambiental, essa glândula endócrina entende que chegou o momento de converter a serotonina em melatonina. A produção de melatonina alcança seu ponto máximo por volta de 2 horas da madrugada, daí a importância de evitar estar acordado nesse horário.

         melatonina não é apenas um hormônio; é também um remédio natural produzido pelo laboratório divino que existe no interior do nosso corpo. Dentre outras coisas, a melatonina previne e combate insônia, nervosismo, estresse, envelhecimento precoce, depressão, doenças cardíacas, câncer, catarata, impotência masculina e frigidez feminina, além de epilepsia, hipertrofia da próstata e doenças de pele, pois desse hormônio se origina amelanina que garante a pigmentação da pele.

         Ela é produzida, também, em laboratório. A melatonina sintética é de cor branca; é fabricada a partir de certos leguminosos, podendo ser usada tranqüilamente por vegetarianos.

Para estimular a Pineal na produção de melatonina, tome as seguintes medidas:

1- Evite dormir com a luz acesa; é importante dormir em escuridão completa, pois a claridade de uma luz mesmo sendo fraca, pode interromper a produção de melatonina, então, na manhã seguinte você pode acordar enfadado ou de mau humor como se não tivesse dormido. As crianças que dormem em quartos sob a claridade de luzes ou com um abajur ligado ao lado, são nervosas e irritadiças, porque a claridade impede de a Pineal produzir amelatonina. Caso o quarto seja de janelas por onde a luz da rua penetre, durma com os olhos vendados, com uma máscara preta; assim, a Pineal não é inibida na sua função.

2- Não beba água ou líquido antes de dormir, para evitar levantar-se várias vezes durante a noite para urinar; pois, o fato de você acender a luz, a claridade obriga a Pineal interromper a produção de melatonina. Essa interrupção abrupta, sendo repetida todas as noites, causa hipertrofia da próstata, no homem, e crescimento do útero ou a formação de miomas, na mulher.

3- Faça um jantar leve, e tome um banho quente, antes de dormir. O banho quente relaxa e induz ao sono.

4- Pela manhã, ao despertar, pratique exercícios físicos, e também o exercício do sol. Ao penetrar no interior do cérebro, através das pálpebras, a claridade ou os raios solares estimulam a Pituitária para transformar o aminoácido triptofan no neurotransmissor chamado serotonina e, quando noite, enquanto dormimos, a glândula Pineal o converte em melatonina.
        Exercício do Sol - Sente-se em uma cadeira de frente para o sol, com os olhos fechados. Conte mentalmente até trinta, logo em seguida vire a cabeça para o lado esquerdo e conte até dez; depois se volte novamente para o sol e conte mais trinta, e logo após, vire a cabeça para o lado direito e, depois de contar até dez, volte-se mais uma vez para o sol e fazer a mesma contagem de antes. Repetir esse exercício cinco vezes. É um excelente remédio para prevenir e combater depressão.

5- Tome a cada noite um comprimido ou cápsula de 2 mg de melatonina, ou  coma duas colheres de Pólen, sendo uma pela manhã e outra à noite, pois ajuda na produção de melatonina e induz ao sono. O Pólen é rico emmelatonina e em testosterona, o hormônio sexual masculino que previne o aborto.

6- Evite o uso exagerado de medicamentos, especialmente a “Aspirina”, como também, o excesso de gorduras de origem animal, e de calorias, pois eles inibem a produção de melatonina e reduzem a vida.

7- Use Ômega 3, ou Óleo de Peixe, pois esse produto estimula a Pineal na produção de melatonina. Também, faça uso de Levedura de Cerveja, soja, aveia, germe de trigo e suco de abacaxi, que são ricos em triptofan.

       O processo de produção da melatonina - A serotonina é o processo inicial da melatonina. Ela é fabricada no intestino, pela vitamina B8 (biotina) e desenvolvida no cérebro. Esta vitamina, também conhecida como “vitamina H” é produzida pelas bactérias que se instalam no intestino grosso, e são obtidas dos resíduos dos seguintes alimentos: fermento biológico utilizado no fabrico de pães; soja; gema de ovo; chocolate, germe de trigo, aveia, nozes, rapadura, levedo de cerveja, amendoim e alguns cereais como cevada, milho, painço e vegetais. Esses alimentos ricos em carboidratos, vitaminas e sais minerais produzem o aminoácido chamado “triptofan”, que dá origem à “serotonina” que é transformada em “melatonina” pela glândula Pineal, a qual nos induz ao sono e previne vitiligo, calvície, pele seca e escamosa.

        Com a ação da biotina o cérebro é estimulado para transformar a “serotonina” em “melatonina” e, pela manhã, ou seja, ao amanhecer, a Pituitária distribui para todo o corpo essa secreção interna do bem-estar via sistema endócrino. Enfim, o triptofan é um aminoácido que atua como regulador das atividades vitais do organismo juntamente com outros vinte e um compostos orgânicos que constituem as peças básicas da vida humana.

*Wilson Dias, é terapeuta holístico em iridologia, com especialização em Nutrição Natural;
   - Delegado do Conselho dos Terapeutas do Estado da Bahia;
   - Vice-presidente da Associação Baiana de Medicina Natural e Psicanalítica.

FONTE DE LUZ:http://www.freewebs.com/terapeutawilsondias/

6 comentários:

  1. Olá Ana! Bom dia!
    Adorei este texto! Vou partilhar no FB.
    Muitos deveriam ler este post!
    Um beijo agradecido!
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço Astrid, pelo carinho que sempre me dá!Vamos amiga, semeando informações de luz...
    Um beijo grande,
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Ana,

    Não conhecia o eu canto maravilhos e soube-o pela Astrid.
    A glândula pineal sempre me intrigou a curiosidade nas aulas de Anatomia e Fisiologia!!
    Uma pequena "bomba gigantesca" ;)))

    Beijo

    Maria Paula

    ResponderExcluir
  4. Seja Bem vinda Maria Paula...
    Eu tbm sempre achei louca esse pequena grande glandula...Estou fazendo uns exercícios para ativar a glândula com o sol...As pessoas que desejam viver de luz ativam a pineal...Penso que ainda teremos muitas coisas a descobrir sobre ela...
    obrigada pelo carinho...Seja bem vinda!Um beijo enorme e bem estalado!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do post.
    Muito grata.
    Namastê!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada caminho de luz!
    Seja bem vinda!
    beijos

    ResponderExcluir