quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ÁGUA BENDITA!


Atitudes que fazem a diferença

Não importa quem somos, onde estamos e o que fazemos, todos nós dependemos da água. Necessitamos dela todos os dias, de muitas maneiras. Precisamos dela para nos manter saudáveis, para cultivarmos nossos alimentos, para o transporte, a irrigação e a indústria. Precisamos dela para os animais e plantas, para mudar de cores e de estações.
Entretanto, apesar da importância dos recursos hídricos em nossas vidas e para nosso bem estar, eles são cada vez mais desrespeitados por nós. Nós abusamos deles. Nós os desperdiçamos. Nós os poluímos, esquecendo quão essenciais são para nossa própria sobrevivência.
2003 é um ano de oportunidades. É um ano para prestarmos atenção na proteção e respeito aos recursos hídricos, como indivíduos, como comunidades, como países e como uma família global de cidadãos conscientes. 2003 é um ano para ação e reflexão. Durante este ano teremos uma chance de melhorar nossas maneiras, de checar nossos estoques e fazer a diferença. Protegendo nossas águas doces, ajudamos a assegurar nosso futuro e as prospectivas de longo prazo de nosso planeta.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, menos de 1% da água doce do mundo, ou 0,007% de toda a água na Terra, está disponível imediatamente para o consumo humano mundial. Tudo se relaciona com a água. Seja consciencioso; não desperdice, polua ou faça mau uso da água.
1. Em sua vida cotidiana
1. Mantenha sua comunidade limpa, recicle e não jogue lixo nas ruas. Você estará na verdade evitando a poluição da água.
2. Estimule seus amigos e famílias a serem mais conscientes também! Você pode mudar as regras em sua casa!
3. Tome decisões ambientalmente corretas em sua vida diária, em termos do que compra e usa. Coma produtos que venham de uma agricultura que respeite o ambiente e que usem menos pesticidas, químicos e menos água do que a agricultura intensiva.
4. Quando lave pratos, não deixe a água correndo enquanto os ensaboa. Encha a pia com água para lavar e enxágüe rapidamente. (Para quem tem pia com dois bojos, use um para lavar e outro para enxaguar).
5. Apenas use a máquina de lavar e a lavadora de pratos quando estiverem cheias.
6. Mantenha uma garrafa de água na geladeira com água fria. Isso é melhor do que esperar a água da torneira correr até ficar fria.
7. Em muitas cidades, a água de torneira é de excelente qualidade e por isso não há necessidade de água mineral engarrafada. Beba a água da torneira e salve nosso ambiente natural de garrafas plásticas. Se você de fato compra água engarrafada, reuse as garrafas ou compre grandes garrafões.
8. Quando você limpa seu aquário, use a água para regar plantas. A água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, proporcionando a você um fertilizante gratuito e efetivo. Em geral, nunca jogue fora a água que poderia ser usada mais uma vez.
9. Tome banhos curtos!
10. Antes de tomar banho, instale um redutor de fluxo no chuveiro. Eles não são caros e podem fazer uma enorme diferença em seu consumo de água.
11. Desligue a torneira enquanto você escova dentes, barbeia-se etc.
12. Normalmente observamos mais os vazamentos dentro de casa, mas não se esqueça de checar torneiras externas, encanamento e mangueiras que pingam. Eles causam enormes desperdícios.
13. Sempre regue seu gramado e jardins durante as primeiras horas da manhã, quando as temperaturas são mais frias, para minimizar a evaporação. Tenha em mente que em algumas famílias isso representa 50% do seu consumo de água.
14. Colete água de chuva para aguar suas plantas.



Texto adaptado de: http://www.sesisp.org.br

www.unesco.org
 (APREMA)
www.ambientebrasil.com.br





    Não deite fora água
  1.  

  1. Não regue excessivamente a relva. De modo geral, a relva necessita de ser regada a cada 5 a 7 dias no Verão e a cada 10 a 14 dias no Inverno;
  2. Regue a relva e o jardim de manhã cedo quando a temperatura e o vento são geralmente menores, o que reduz a evaporação;
  3. Regule os aspersores de forma a que reguem as plantas e não áreas pavimentadas;
  4. Corte a relva com pelo menos 6 cm de altura. A relva mais alta estimula as raízes a crescerem mais fundo, o que ajuda a retenção de água;
  5. Evite fertilizar excessivamente o jardim pois estes aumentam a necessidade de água pelas plantas;
  6. Plante plantas, arbustos e árvores nativas e tolerantes à seca;
  7. Não lave a rua, passeio ou pátios à mangueirada, use uma vassoura;
  8. Lave o carro com a ajuda de um balde e não com a mangueira;
  9. Evite a instalação de fontes decorativas, a não ser que a água seja reciclada.

  1. Ensine as crianças a conservar água;
  2. Esteja a par e siga os programas de poupança de água da sua zona;
  3. Apoie industrias e comércio que promovam a conservação de água;
  4. Relate todas as perdas de água significativas aos respectivos donos ou às autoridades competentes;
  5. Não desperdice água apenas porque outro está a pagar a conta, como nos hotéis;
  6. Tente fazer algo todos os dias para poupar alguma água, todas as gotas contam e todos podemos fazer a diferença!

3 comentários:

  1. Amiga, essas dicas são preciosas!!! Se cada um fizer metade disso...
    grande bjo pra vc!!!

    ResponderExcluir
  2. Ana

    Lindíssimo post comemorativo do Blog Acrtion Day. Muito boa informação. Gostei muito e as ilustrações estão magníficas.

    Beijo

    António

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários,amigos queridos!Amo vcs!

    ResponderExcluir