domingo, 29 de novembro de 2015

PARE DE PROJETAR SUA SOMBRA!

A projeção é muito efetiva. Um falso estado de autoaceitação é criado com base em "Eu estou bem, mas você não está". No entanto, a autoaceitação se estende a outras pessoas; quando você está bem consigo mesmo, não há motivo para determinar que o outro é que não está bem.

Você está projetando?
Aqui estão as formas típicas que a projeção pode assumir:
1-Superioridade: "Eu sei que sou melhor que você. Você deveria ver e reconhecer isso." Injustiça. "É uma injustiça que essas coisas ruins aconteçam comigo" ou "Eu não mereço isso."

2-Arrogância: "Tenho orgulho demais para me incomodar com você. Até sua presença me irrita."

3-Defensiva. "Você está me atacando, então, não estou ouvindo."

4-Culpar os outros: "Eu não fiz nada. É tudo culpa sua." Idealizar os outros. "Meu pai era como um Deus quando eu era pequeno", "Minha mãe era a melhor mãe do mundo" ou "O homem com quem eu me casar será o meu herói".

5-Preconceito.:"Ele é um deles, e você sabe como eles são" ou "Cuidado, esse tipo de gente é perigosa."

6-Ciúme: "Você está pensando em me trair; posso ver isso."

7-Paranoia: "Eles querem me pegar" ou "Eu vejo a conspiração que ninguém mais vê". Sempre que um desses comportamentos surgir, há um sentimento oculto na sombra que você não consegue encarar.

Aqui estão alguns exemplos: A superioridade camufla o sentimento de fracasso ou o de que os outros o rejeitariam se soubessem quem você realmente é. A injustiça camufla o sentimento de pecaminosidade ou a sensação de que você é sempre culpado.
A arrogância camufla a raiva acumulada e, abaixo dela, há uma dor profundamente arraigada. A defensiva camufla a sensação de que você é indigno e fraco. A menos que você se defenda dos outros, eles começarão a atacá-lo. Culpar os outros camufla a sensação de que você está agindo errado e deveria se envergonhar. Idealizar os outros camufla a sensação de que você é uma criança fraca e indefesa, que precisa de proteção e cuidados. O preconceito camufla o sentimento de que você é inferior e merece ser rejeitado. O ciúme camufla seu próprio impulso de desvio ou um senso de inadequação sexual. A paranoia camufla uma ansiedade entranhada e sufocante. Como você pode ver, a projeção é muito mais sutil do que se imagina. No entanto, é uma porta aberta para a sombra. É uma porta dolorosa, já que aquilo que é visto como falha nos outros mascara seu sentimento em relação a você mesmo.

 O ideal seria que pudéssemos parar de culpar e julgar de uma vez por todas. Na realidade, desfazer a sombra é sempre um processo. Para interromper a projeção, você precisa enxergar o que está fazendo, entrar em contato com o sentimento oculto sob a superfície e fazer as pazes com esse sentimento.
FONTE DE LUZ:O Efeito Sombra / Deepak Chopra, Debbie Ford, Marianne Williamson

Nenhum comentário:

Postar um comentário