segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O APEGO


imagem:http://alain.pro
Apegar-se é impedir todas as suas potencialidades. Tudo aquilo que você pode ser e tudo aquilo que você pode alcançar não está contido no apego, apenas no desprendimento total.
Sempre conseguimos mais daquilo de que não precisamos.
Em essência é essa a grande realidade da Criação. O sentimento de desprendimento cria uma vibração de abrangência e expansão, permitindo que tudo aquilo com a mesma frequência possa adentrar em sua experiência pessoal.
O sentimento de necessidade cria uma vibração de necessidade,portanto a vida vibrará na frequência da necessidade. E da necessidade virá o sofrimento.
Está aqui um dos grandes segredos da vida. Isso já havia sido dito há milhares de anos por Siddhartha Gautama. O desapego é uma das chaves da existência e do fim do sofrimento. Quando ainda houver apego, ainda haverá sofrimento.
Então veja, querido leitor, embora este livro tenha como propósito o de ajudá-lo a colocar em prática todas as suas potencialidades, encontrar a paz interior e a realizar seus sonhos, ainda assim é necessário dizermos que o desejo em si pode trazer a satisfação, mas não a felicidade.

Deixar rolar significa escolher e seguir uma dessas possibilidades,mas sem ir contra a vida, contra a correnteza; sem criar barreiras mentais e sem preocupações. Fluir com as ondas da vida.
As pessoas preocupam-se com seus empregos, com o dinheiro,com os filhos, com o trânsito, com suas saúdes, com seus pesos, com suas belezas, com suas idades, seus passados e seus futuros, com seus vizinhos, com os vizinhos dos vizinhos, com as novelas, com o futebol,com a política, com a religião, com a filosofia, com o sexo, com os relacionamentos, com a solidão, com as contas atrasadas, com o que os outros pensam a seu respeito; preocupam-se em agradar o chefe, os cônjuges, os filhos, os amigos, etc, etc, etc.
Tudo é preocupação. Tudo é apego.
É necessário que todos aprendam a apenas observar. Parar, respirar e observar. Apenas isso.
Não há necessidade de se vincular ao objeto, de se identificar com aquilo que está à sua frente. Essa, contudo, é a primeira atitude das pessoas. Elas se vinculam a tudo, tomam partido de tudo e reagem a tudo.

Marcos Keld-trecho do livro Pontecialidade Pura


2 comentários:

  1. Olá Ana,
    Om Shanti.

    Gostei muito do blog, bem interessante seus posts com foco nas propriedades de qualidade e virtudes, inatas como recursos do bem-estar.
    Recomendo o La belle verte para assistir.
    Se não achar me avise que te mando o link.

    Victor em viladoamor.wordpress.com

    Namastê,

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Victor,vou tentar achar...Muito grata pelo seu carinho e antenção,Om shanti!
    Namastê!

    ResponderExcluir