quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

ORAÇÃO NA VISÃO DA PSICOLOGIA TRANSPESSOAL

Quando aprendemos a discernir, percebemos aquilo que precisa ser modificado em nós. A oração entra neste momento como um instrumento para adquirirmos as forças necessárias para realização desta mudança, que sabemos muito difícil de ser realizada. Aqui cabe fazer uma distinção entre a oração egóica e a oração essencial.
Orar significa entrar em comunhão com a Consciência Cósmica Criadora da Vida (Deus) para absorver as energias refazedoras e podermos transmutar os sentimentos em desequilíbrio. A maioria das pessoas devido ao fato de não terem o hábito de meditar, de discernir utilizam aoração de forma egóica, isto é, elas solicitam, rogam, imploram, muitas vezes movidas pelo desespero, ansiosas por fazer com que os problemas desapareçam sejam estes uma doença, uma dor, um problema financeiro, um relacionamento difícil, enfim as diversas dificuldades tão comuns aoracaotodos nós.
Este tipo de oração por estar baseada no ego não gera um estado de harmonia e equilíbrio e pode produzir em muitos a descrença em Deus, na vida e em si mesmas. Em outras pessoas este tipo de oração pode ampliar o estado de fanatismo por deixar implícita a crença de um Deus interventor em todas as nossas mazelas. O que se esquece é de meditar no motivo dessas dificuldades, que muitas vezes estão acontecendo para o nosso próprio aprimoramento espiritual. 
Para orar bem é necessário cultivar as questões essenciais da vida, utilizando a oração essencial. Isso é feito através da meditação, onde adquirimos o discernimento para saber o que é  melhor para nós, o que nos traz equilíbrio e harmonia. A partir do momento que pela meditação nos autoconhecemos, percebemos os nossos sentimentos egóicos a serem transmutados, torna-se fundamental a desidentificação do ego e a identificação consigo mesmo em essência, para que com a identificação com o Ser Essencial que somos, nos identifiquemos com o divino em nós, com o amor que somos. Ao fazermos isto nós abrimos o 7o. chakra, o da transcendência para absorver as energias que provêm da Consciência Cósmica Criadora da Vida e do Amor.

Essas energias estarão sendo canalizadas e distribuídas pelo 4o. chakra, o do amor, fortalecendo a nossa capacidade de transmutação dos sentimentos egóicos. Esta é a oração que faz com que o Ser Humano amadureça, assumindo o compromisso da sua busca do transpessoal, da auto-iluminação, onde Deus é um provedor das energias de amor que nos abastece e fortalece, sem  intervir em questões que são importantes para o nosso desenvolvimento espiritual. Quando agimos assim nos tornamos conscientes das nossas ações, responsáveis pelas nossas escolhas, caminhando a passos largos para a própria iluminação. Como filhos de Deus que somos, estamos constantemente sendo estimulados por Ele para este auto-encontro, o encontro do divino em nós mesmos, onde meditação e oração, andam juntas abrindo e consolidando o potencial transpessoal em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário