..."Mas a nova pesquisa sobre o contágio social é empolgante, porque respalda a noção de que, na verdade, há uma mente que coordena não apenas o modo como as pessoas captam os modismos umas das outras, ou decidem imitar-se; não apenas a que distância as células cerebrais sabem o que outras células cerebrais estão fazendo, mas remotos fenômenos, como o de gêmeos separados por milhares de quilômetros que subitamente sabem o que está se passando um com o outro.
Esses conectores invisíveis vêm trazendo o inconsciente coletivo a muitas, muitas áreas da vida. O contágio social está se transformando em notícia, porque todos gostamos de confiar em dados, embora a possibilidade de sermos todos integrantes de uma só mente desafie a religião, a filosofia e o significado da própria vida.
Desse modo, para ter uma manifestação, você precisa de energias opostas. Por isso inimigos declarados também são aliados ocultos. Osama bin Laden e George Bush, por exemplo, criaram um ao outro. Na superfície, eram inimigos; porém, no fundo, eram aliados. É um princípio genérico. Você precisa de seus inimigos para ser quem você é.
Não se pode ter Deus sem o Diabo.O que é o Diabo? É a sombra mística, o anjo caído, mas ele nasceu divino. Na verdade, outra forma de interpretar a palavra "diabo" é "o divino quando não se sente bem". Há uma conclusão chocante escondida por trás disso: não se pode ter um universo se não houver a escuridão lutando contra a luz. A maioria das pessoas já viu um holograma criado com o uso da luz a laser. Utilizando apenas o fragmento de uma foto ou objeto, o laser pode recriar o objeto, ou a foto, de forma integral, como se fosse mágica. Em vez de um fragmento, a plenitude surge à sua frente.
Da mesma forma, mesmo que você esteja preocupado com os fragmentos da vida diária — cozinhar, trabalhar, divertir-se, coisas de que gosta ou não —, na realidade, sua mente projetou um holograma para você habitar. Você vive dentro da plenitude.
O impulso holográfico não pode ser desligado ou destruído. Embora você possa olhar em volta e desgostar de muita coisa que vê em seu mundo pessoal, sentindo-se encurralado por outras pessoas e situações difíceis, você detém o poder de criar um holograma totalmente novo. Um novo holograma implica um novo self.
A superioridade camufla o sentimento de fracasso ou o de que os outros o rejeitariam se soubessem quem você realmente é.Você não está no mundo. O mundo está em você.
A vida — no sentido da sua vida e da minha — transcende qualquer orientação de ganhar ou perder. A plenitude vai além das explicações simplistas de causa e efeito. Na teia dos relacionamentos, você funciona num contexto muito maior. Quando enxergar a si mesmo como parte do todo, surgirá um novo entendimento. Não há necessidade de rotular a si mesmo ou qualquer outra pessoa como parte do drama bem versus mal, certo versus errado.
Você pode trocar o julgamento pela verdadeira experiência de compaixão, amor e perdão. É essa a cura que vem de ser pleno.A plenitude sempre tenta restaurar a si mesma. Seu corpo tem um leque de técnicas de cura. A plenitude e a cura estão intimamente ligadas (as duas palavras derivam da mesma raiz, em sânscrito). É crucial saber que você não vai deixar de ser você mesmo se buscar a transformação.O mundo de contrastes é sedutor e dramático. Sem o contraste, será que estaríamos condenados à mesmice eterna?
Quanto mais forte a luz, maior a sombra. Não se trata de algo criado pela humanidade; é o modo como a natureza funciona. A alternativa não é praticável. Se o universo não tivesse as forças criativas se opondo simultaneamente ao declínio, ou entropia, não haveria universo.Precisamos dessas forças opostas, mas esse não é um argumento para a dualidade. Na verdade, é um forte argumento para a plenitude, já que é preciso uma perspectiva bem maior que isso, de ambos os lados, para mantê-las em equilíbrio
.No plano do ego, constantemente nos iludimos ao pensar que ser absolutamente bom é possível. Nunca mais vamos mentir, trapacear, sentir inveja, perder a calma ou ceder à ansiedade. Essa intenção nunca dá certo, porque ser totalmente bom, o tempo todo, é tão rígido quanto ser qualquer outra coi¬sa o tempo todo. Há momentos em que é absolutamente certo e saudável ficar zangado ou sentir medo.
A falha no pensamento positivo é que você não pode ser positivo o tempo inteiro. É uma atitude sã lutar contra ditadores, se opor à opressão de todas as formas, dizer a corruptos que eles estão errados, e por aí adiante. A vida apresenta desafios vindos do lado obscuro. Não precisamos endemoniar a sombra; ela é a fonte de quase todos os desafios que valem a pena ser enfrentados.
Da perspectiva da plenitude, você pode equilibrar a escuridão e a luz sem se tornar escravo de nenhuma delas. A oposição entre as duas pode se transformar em tensão criativa. O mocinho tem que continuar ganhando, mas é melhor o bandido não perder de vez, pois então seria o fim da história.
O universo ficaria como um museu, mumificado eternamente.Quando você tiver a experiência de ser a própria fonte e seu mundo, ao mesmo tempo, você se tornará pleno. Diga a palavra "elefante" para si mesmo. Antes de surgir à mente, o seu vocabulário estava longe ou perto?
Usamos a consciência por motivos individuais, a serviço do "eu e meu", porém, você pode se localizar no tempo e no espaço sem conseguir localizar sua consciência. Não há distância entre você e uma lembrança, você e o pensamento seguinte. Partindo da perspectiva da plenitude, já que tudo está sendo coordenado de uma só vez, a distância é irrelevante.
O que conduz a uma conclusão empolgante: seu potencial para a mudança também não está distante. Potencial é o mesmo que possibilidades não vistas. Ou você vê que algo é possível, ou não vê. Portanto, o impossível é apenas outro nome para o que não é visto. Consequentemente, a sombra, que o faz enxergar um mundo limitado, temeroso e repleto de ameaças e possibilidades sombrias, está mascarando muitas possibilidades não vistas, que poderiam saltar diante de seus olhos se você se expandisse além da sombra.
Está em paz.
Não pode ser abalado de seu centro.
Possui autoconhecimento.
Sente compaixão sem julgamento.
Vê a si mesmo como parte do todo.Não está no mundo. O mundo está em você
.Ações espontaneamente o beneficiam.
Seus desejos se manifestam facilmente, sem desgaste nem esforço.
Pode executar ações intensas com desprendimento.
Não está visando nenhum resultado pessoal.
Sabe como se render.
A realidade de Deus é visível em toda parte.
A melhor época é o presente.
O primeiro passo é o mais importante. Não seja leal à dualidade. Pare de rotular, culpar e julgar. Abra mão das fantasias de mostrar ao mundo que você está certo e os outros estão errados. Os professores espirituais vêm ofertando esse conselho há séculos. Lembre-se do que os Vedas proclamam: "Você não está no mundo. O mundo está em você".
Para encontrar amor, você tem de ser capaz de enxergar a si mesmo como alguém que pode ser amado. O medo da rejeição incapacita milhões de pessoas. Ele faz com que o amor não correspondido seja uma tragédia compreendida por todas as culturas.
Espiritualmente, você não pode ser rejeitado, a menos que rejeite a si mesmo. Quando você rotula a si mesmo, ou a qualquer pessoa, como ruim, errado, inferior, indigno etc., está olhando por uma lente limitada. Amplie sua visão e ficará ciente de que todos, por mais falhos, são completos e plenos no nível mais profundo.
E nesse sentido que figuras como Jesus ou Buda puderam ter compaixão por qualquer um. Vendo a plenitude por trás do jogo de luz e escuridão, eles não achavam nada a culpar. O mesmo se faz verdadeiro para o caminho espiritual que você segue.
Conforme se enxergar de modo mais completo, terá compaixão por suas falhas, o que o conduzirá à autoaceitação completa.Já vi pessoas evoluírem rapidamente praticando uma simples meditação cardíaca, na qual se sentam, em silêncio, e direcionam a atenção ao coração; e outras se beneficiarem pelo acompanhamento dos movimentos respiratórios de olhos fechados.
Acaba-se experimentando inteiramente o verdadeiro self — algo que pode ser alcançado pela meditação com mantras, originada na índia védica, ou com as técnicas de meditação vipassana, do budismo, para mencionar apenas dois métodos comprovados.
Em seu caminho espiritual, você deve começar a experimentar o seguinte:
A vida fica mais fácil, destituída de esforço.
Você age de maneira mais espontânea.O mundo já não traz reflexos negativos.
Seus desejos são realizados com mais facilidade.
Você encontra felicidade na simples existência.
Estar aqui é o suficiente.
Você ganha percepção própria sabendo quem realmente é.
Sente-se incluído na plenitude da vida."
O EFEITO SOMBRA
DEEPAK CHOPRA / DEBBIE FORD / MARIANNE WILLIAMSON
trechos do livro selecionados por Tom R. para o blog MAIS DE
MIL FRASES DE EFEITO:
DEEPAK CHOPRA / DEBBIE FORD / MARIANNE WILLIAMSON
trechos do livro selecionados por Tom R. para o blog MAIS DE
MIL FRASES DE EFEITO:
fonte de luz:http://mara-mariangela.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário