quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Faça Do Mundo A Sua Casa



Se para você o mundo parece fora de controle, violento, destrutivo, pandêmico, apocalíptico e desconstruído, não é ele que deve mudar. Está na hora de você adquirir novos olhos. Os seus já deram o que tinham que dar.

Nunca foi questão de mudar o mundo, nunca foi questão de revoluções, nunca foi questão de ações edificantes. Tudo sempre foi baseado numa nova reflexão, num novo ponto de vista, numa mudança pessoal e profunda. E essas coisas não podem aflorar quando você ainda teima em olhar apenas para o lado ruim da vida.

Não se trata de não mais olhar para os problemas. Ao contrário, trata-se de sublimá-los. Trata-se de acolhê-los, abrandá-los e transformá-los em algo melhor, não de maneira objetiva, mas de uma forma inconspícua, pessoal e consciente.

Cada novo pensamento é uma criação concreta no reino das ideias; cada novo sentimento é uma criação concreta no reino das emoções. Quando ambas se juntam, há uma criação no reino da matéria. Logo, quer você tenha consciência ou não, o principal responsável pelo mundo aos seus olhos parecer ruim é você mesmo.

O mundo é belo, magnífico, excelso, apaixonante e caloroso. A simplicidade de sua essência é tamanha que até hoje desconcerta a humanidade. Mas esse mundo não é o exterior. O mundo é parte de você mesmo. Aquilo que chamamos de exterior são criações mentais, projeções que nos afastam da verdade.

Pois o mundo não é do homem, nem este é daquele. Ele e o homem são uma coisa só. São o Um e os vários.

Logo, aquele que almeja a liberdade precisa fazer as pazes com o mundo. Seu corpo é o mundo personificado, dele veio e para ele voltará.

Os átomos do mundo agruparam-se e criaram seu corpo, e quando você morrer, desagrupar-se-ão e voltarão ao estado em que se encontravam anteriormente. Reconhecer isso é compreender que tudo o que se projeta negativamente contra ele é uma forma de ingratidão.
A paz interior só pode aflorar quando se reconhece a beleza dele. Somente com novos olhos é que novos horizontes podem ser vistos. Logo, o tolo condena o mundo; o sábio faz dele a sua casa. Pois sendo ele próprio o mundo, para torná-lo melhor, basta melhorar a si mesmo.

MARCOS KELD

Nenhum comentário:

Postar um comentário