sexta-feira, 16 de julho de 2010

Maledicência



Maledicência é o ato de falar mal das pessoas.

Definição bem amena para um dos maiores flagelos da Humanidade.

Mais terrivel do que uma agressão fisica.

Muito mais do que o corpo, fere a dignidade humana, conspurca reputações, destrói existências.

Mais insidiosa do que uma epidemia, na forma de boato - eu "ouvi dizer" - alastra-se como rastilho de pólvora. Mera visão pirotécnica em princípio:

"Ele paga suas contas com atraso" ou "Ela sai muito de casa".

Depois, explosiva:

"Ele é um ladrão! " ou "Ela está traindo o marido!"

Arma perigosa, está ao alcance de qualquer pessoa, em qualquer idade, e é muito fácil usá-la: basta ter um pouco de maldade no coração.

Tribunal corrupto, nele o réu está, invariavelmente, ausente. É acusado, julgado e condenado, sem direito de defesa, sem contestação, sem misericórdia.

Tão devastadora e, no entanto, não implica nenhum compromisso para quem a emprega. Jamais encontraremos o autor de um boato maldoso, de uma "fofoca” comprometedora. O maledicente sempre "vende" o que "comprou".

Ninguém está livre dela, nem mesmo os que se destacam na vida social pela sua capacidade de realização, no setor de suas atividades. Estes, ao contrário, são os mais visados. Nada mais gratificante para o maledicente do que mostrar que "fulano não é tão bom como se pensa".

Não há agrupamento humano livre da maledicência. Está presente mesmo onde jamais deveria haver lugar para ela: em instituições inspiradas em ideais religiosos de serviço no campo do Bem. Quando se manifeste nessas comunidades, infiltrando-se pela invigilância de companheiros desavisados, que se fazem agentes do Mal, é algo profundamente lamentável, provocando o afastamento de muitos servidores dedicados e aniquilando as mais promissoras esperanças de realização espiritual.


A maledicência tem sua origem, sem dúvida, no atraso moral da criatura humana. Intelectualmente, a Humanidade atingiu culminâncias. Chegamos à Lua, desintegramos o átomo. Moralmente, entretanto, somos subdesenvolvidos, quase tão agressivos e inconseqüentes como os habitantes das cavernas, e, se o verniz de civilidade nos impede de usar a clava, usamos a língua, atendendo a propósitos de auto-afirmação, revide, justificação ou pelo simples prazer de atirar pedras ein vidraças alheias.


Não se dá conta aquele que se compraz em criticar a vida alheia, que a maledicência é um ato de autofagia (condição do animal que se nutre da própria substância, que come o próprio corpo). O maledicente pratica a autofagia moral. A má palavra, o comentário desairoso contra alguém geram, no autor, um clima de desajuste íntimo, em que ele perde força psíquica e se autodestrói moralmente, envenenando-se com a própria maldade. Por isso, pessoas que se comprazem nesse tipo de comportamento são sempre inquietas e infelizes.


Referências bibliográficas:

Richard Simonetti – A voz do monte


Tenho observado, que quando começamos a nos sutilizar, esse tipo de `ação` vai ficando cada vez mais rara no nosso cotidiano.Pelo simples fato, que quando evoluímos, nos damos conta que cada um tem seu tempo e dá aquilo que tem no momento.Porque julgar o outro?Para que julgar o outro?

Deus não julga, nem pune!

Deixemos os `ensinamentos religiosos aprendido de lado, você não é melhor que ninguém, nem pior!A sua luz está aí, dentro de você!Você, é um filho (a) amado de Deus, portanto tem a `genética`de Deus em você, é só olhar e acreditar...

Jesus disse, a fé remove montanhas, sim, somos muito mais poderosos que imaginamos, mas infelizmente as religiões, os dogmas, a política, preferiu manter isso em segredo, para que pensássemos que somos pobres pecadores...é mais fácil controlar mentes que não pensam, que sentem medo, que se acham incapazes...

Largue tudo que você aprendeu até hoje, e olhe para dentro! Você só precisa disso! Você é mestre(a) semeador (a), estamos todos indo na mesma direção: A DA LUZ!



VOCÊ É LUZ!

DEUS ESTÁ EM VOCÊ!

VOCÊ É PODEROSO (A)!

ACREDITE E FAÇA MILAGRES!!!


beijos,Ana



2 comentários:

  1. AMIGA, EIS UMA REFLEXÃO IMPORTANTÍSSIMA!!!! Parabéns pelo trabalho que vem fazendo com seu blog, viu?
    Sempre passo por aqui, as vezes silenciosamente.
    bjos do amigo

    ResponderExcluir
  2. O blog é nosso querido amigo!Quero ser uma semeadora da luz sempre!
    A minha missão é essa!!!
    Isso é que nutre o meu espírito!!!

    bjos e obrigada pelo comentário!!Sempre muito bem vindos!!!

    ResponderExcluir