sábado, 24 de abril de 2010

AS NOSSAS FREQUÊNCIAS CEREBRAIS...

Vós sois DEUSES

por Aparecida Santos - cidapsantos@uol.com.br

Aprender a entrar em estados alterados de consciência de modo natural, com aumento da energia, mantendo-nos plenamente conscientes, lúcidos, exercendo nosso autocontrole, pois somente dessa forma eliminaremos as doenças, as drogas, os vícios e os problemas de nossas vidas. Para entrarmos em estado alterado de consciência precisamos entender como funciona nosso cérebro e suas freqüências: beta, alfa, teta e delta.

As ondas cerebrais são formas de ondas eletromagnéticas produzidas pela atividade elétrica das células cerebrais. Elas podem ser medidas através de aparelhos eletrônicos como o eletroencefalograma. As freqüências dessas ondas elétricas são medidas em ciclos por segundo. As ondas cerebrais mudam de freqüência baseando-se na atividade elétrica dos neurônios e estão relacionadas com a mudança dos estados de consciência (concentração, relaxamento, meditação, etc.).

FREQUÊNCIA BETA
Nesta freqüência estamos bem despertos e em alertas. A mente está concentrada e preparada para a execução de trabalhos que requerem atenção. No estado beta os neurônios transmitem as informações rapidamente, permitindo-nos atingir altos estados de concentração, percebendo o mundo físico através dos nossos sentidos. Tudo o que é ligado à lógica, ao raciocínio, ao pensamento, isto é, a uma atividade mental, corresponde a esse nível que é o da consciência do mundo material percebida através dos nossos cinco sentidos.
As ondas betas ajudam nos estudos, na prática de esportes, ou seja, atuam na análise e na organização de informações onde a concentração mental é necessária para um bom desempenho. A faixa de ondas beta está entre 21 e 14 ciclos por segundo. O estado beta está associado à concentração, atenção e formação de novas cognições.

FREQUÊNCIA ALFA

As ondas vibratórias emitidas pelo cérebro em estado alfa estão abaixo de 14 ciclos/segundo. Fisicamente a pessoa está de olhos fechados, com os sentidos parcialmente adormecidos, num estado de descontração e relaxamento profundo que corresponde ao pré-sono ou adormecimento.
Após muita prática consegue-se chegar a esse nível de olhos abertos. As ondas alfa são comuns antes do sono profundo e um pouco antes de acordarmos totalmente; é o estado que Jung chamou de estado “hipnagógico”; corresponde ao que chamamos ”estado de consciência superior”, pois a pessoa ultrapassa a barreira mental e entra num estado de percepção extra-sensorial, tendo pensamentos intuitivos e criativos. Podemos entrar nesse estado através de relaxamentos, pois quando aprofundamos a atividade cerebral, baixamos do estado beta para as ondas alfa que são mais lentas. A nossa consciência se expande. Flui energia criativa e desaparece a ansiedade, aparecendo uma sensação de paz e bem-estar.
As ondas alfa são excelentes para a solução de problemas, para memorização, relaxamento e para a prática de visualização com o objetivo de melhorarmos nossos desempenhos em todas as áreas de nossas vidas. Nesse estado alterado de consciência sem uso de quaisquer drogas temos mais acesso às nossas capacidades que são chamadas de paranormais. Ao funcionarmos nesse nível de consciência abrimos uma porta para estados de consciência mais profundos onde “todos somos um” (UNICIDADE). Nesse estado de consciência, quando chegamos à ciclagem 10.5 ciclos por segundo, atingimos a Schumann Resonance - a freqüência do campo eletromagnético da Terra. Nessa freqüência consegue-se a telepatia, premonição, retrocognição, etc...

FREQUÊNCIA TETA
Se aprofundarmos o nível alfa abaixo de 7 ciclos por segundo chegaremos, com a prática de exercícios de relaxamento, ao nível teta onde ocorre inclusive a cura do corpo físico. No nível teta nossa atividade cerebral baixa quase ao nível do sono; é quando temos a sensação de estarmos caindo ou misturamos com o que acontece naquele momento na vida real (sons que ouvimos no ambiente), isto é, misturamos a realidade que ouvimos com os sonhos. Teta é o estado cerebral onde aumentamos a capacidade mental. É nesse estado de consciência que aparecem os flashes do nosso inconsciente e o acesso às memórias esquecidas.
Pode-se sentir a mente se expandir além dos limites do corpo. Portanto, teta é o estado ideal para a cura e também para a aprendizagem. Sabemos que a consolidação do que aprendemos durante o dia acontece quando dormimos. Também em teta podemos nos livrar de condicionamentos indesejados; é neste estado que ao sonharmos nos lembramos do sonho ao acordarmos. Também abrimos o inconsciente e podemos reviver cenas que causaram traumas no passado e nos curarmos das seqüelas que foram deixadas por eles. Nessa frequência cerebral aumentamos a criatividade, por isso surgiram os inventos de Henry Ford, Thomas Edison, etc... Conta-se que Thomas Edison adormecia levemente em cima de seus experimentos e despertava com as soluções. A freqüência de ondas teta está abaixo de 7 ciclos por segundo. Recebemos informações para além do nosso estado normal de consciência, ativando estados mentais extra-sensoriais; intuição, criatividade.

FREQUÊNCIA DELTA

Estado inconsciente. Ondas cerebrais abaixo de 4 ciclos por segundo. Ainda se conhece pouco o que ocorre nesse nível.
A pessoa está de olhos fechados, inconsciente e com todos os sentidos adormecidos. O corpo está apenas na sua função automática e a pessoa se encontra insensível à dor. Corresponde ao estado de hipnose profunda. Os sentidos estão completamente adormecidos e a pessoa está totalmente inconsciente. Corresponde a um estado de coma profundo, de sono profundo ou de anestesia geral.
Delta é a mais baixa de todas as freqüências de ondas cerebrais. É em Delta que liberamos o hormônio do crescimento humano (GH), que é liberado se não fizermos nenhuma alimentação pesada 5 horas antes de dormir. No início de nossas vidas esse hormônio (GH) é usado pelo nosso organismo para o crescimento; quando cessa o crescimento nosso organismo o usa para nos manter jovens. Essa liberação é benéfica, pois beneficia a cura e a regeneração celular.

CONCLUSÃO
Podemos, através do relaxamento, atingirmos as ondas alfa e teta e fazermos a diferença nas nossas vidas. Quando praticamos o relaxamento, o nível da atividade cerebral se torna mais lento, produzindo ondas alfa. Nesse estágio, a pessoa se torna calma, tranqüila, em paz e em harmonia, pois quanto mais profundo é o relaxamento, mais lenta é a atividade cerebral e mais a consciência se abre. Através dessa prática podemos programar nossos sonhos e através dos sonhos, a consciência nos coloca em contato com mensagens e ensinamentos vindos de nossos antepassados. Ao nos conectarmos com nosso eu mais profundo desligamo-nos das solicitações externas e reabastecemo-nos das energias da consciência superior, descobrindo, dessa forma, nossos potenciais internos, capacidades nunca antes imaginadas, que se manifestam à medida que avançamos em nossa caminhada interior.
É nesse mundo interno onde somos DEUSES: “Vós sois deuses e filhos do Altíssimo, todos vós. Podeis fazer tudo o que faço e muito mais".


**Efeitos da música sobre a mente eo cérebro

Como influenciar a música que o funcionamento da mente eo cérebro humano? Quais os efeitos da música sobre a mente eo cérebro?
O estudo dos efeitos da música sobre a mente eo cérebro tem sido um tema de interesse para muitos. A interligação entre a música ea saúde física e mental dos seres humanos tem sido pesquisado há muito tempo. A pesquisa concluiu que a música tem efeitos positivos sobre a mente eo cérebro dos seres humanos. A música tem o poder de curar certas doenças. música clássica indiana foi encontrado para ter os poderes mais fortes de cura. Seja sobre o combate a ansiedade, seja ela sobre a aceleração do processo de cura, a música é a resposta a todas as consultas. Encontre informações sobre música clássica .

Efeitos da música sobre a mente

Há momentos em que se sente deprimido. Sentimentos de tristeza e inadequação encher a mente e até mesmo a realização de atividades de vida diária se torna difícil. Depressão diminui a atividade do cérebro e prejudica a capacidade da mente para planejar e executar tarefas. A falta do neurotransmissor serotonina, conduz a um estado de espírito deprimido. Soothing notas musicais ajudam a aumentar os níveis de serotonina no cérebro, aliviando assim a depressão mental.

A ansiedade é associada a um evento futuro que pode ter um resultado desconhecido. Pode levar à insônia e outros transtornos de ansiedade.A música desempenha um papel vital para acalmar os nervos ea mente de um calmante. Flat notas musicais induzir o sono, enquanto as notas naturais proporcionam a mente com atenção.

Música é encontrada para afetar o processo de aprendizagem e de pensamento. Se o trabalho é acompanhado por música tranquila e relaxante, ajuda o ouvinte pensar, analisar e trabalhar com mais rapidez de uma forma mais eficiente. Música desenvolve uma atitude positiva dos ouvintes e lhes fornece a motivação. Pesquisas têm mostrado que a música traz melhorias notáveis nas habilidades acadêmicas dos estudantes, que são feitas para ouvir certos tipos de música enquanto estudam ou trabalham no laboratório. Escutar a música agradável, enquanto faz uma tarefa difícil, pode fazê-lo parecer mais fácil.

A música tem um efeito positivo sobre as habilidades interpessoais de um indivíduo. Falhas que enfrentamos na vida são frequentemente o resultado de falta de confiança e falta de vontade de aprender. Estudantes obtenção mau desempenho escolar não falta inteligência não necessariamente. Seus pobres resultados académicos são muitas vezes um resultado de sua falta de motivação e de seu desinteresse. As lições de música durante a escola pode ajudar os alunos a lutar contra seus bloqueios mentais. Música mostra-se útil no sentido de incentivar as crianças a risco de novos campos. Ela ajuda-los a desenvolver a confiança necessária para alcançar o sucesso na vida.

Efeitos da música no cérebro

A música tem um efeito positivo sobre o nível de concentração dos ouvintes. Ela também é encontrada para melhorar a memória. A investigação revelou que o silêncio entre duas notas musicais aciona as células do cérebro e dos neurônios, que são responsáveis para o desenvolvimento da memória afiada. Flute música e instrumentos, como Santoor e instrumentistas são recomendados para a melhoria da concentração e memória. bate forte causa as ondas cerebrais de ressonância em sincronia com a batida trazendo sobre os níveis mais elevados de concentração e atenção.

A música desempenha um papel vital na promoção da criatividade. A música tem um impacto positivo sobre o lado direito do cérebro. Música aciona o centro do cérebro, que lidam com o desenvolvimento da criatividade. ragas Alguns são conhecidos por ativar todos os chakras do corpo do ouvinte, beneficiando-lo no desempenho de outras tarefas criativas.

A música é encontrado para dar aos alunos a capacidade de confiar em si. Dá-lhes uma disciplina interna. O ritmo é conhecido por ajudar os alunos a aprender matemática. A música estimula os centros do cérebro que lidam com o pensamento, a análise e planejamento, reforçando assim a própria capacidade de organização.

A música ajuda a segregar endorfinas, que ajudam a acelerar o processo de cura. Ele atua como uma distração eficaz da dor e do sofrimento.Enquanto desviar a mente longe de dor, mas também ajuda a trazer de processos químicos sobre determinados no cérebro que ajuda a cura.Depois de ser submetido a cirurgia, os pacientes podem ser aconselhados a passar por uma terapia de música . Ouvir música, melodiosos confortante é a certeza de ter um efeito positivo sobre o desenvolvimento físico e mental bem-estar dos pacientes.

Como A música afeta o seu humor?

Alguns olham para a música como um hobby, para alguns a música é sua paixão, embora algumas músicas como prosseguir a sua carreira. A música tem uma influência direta no seu humor. livrarias, restaurantes e shopping centers costumam manter alguma música tocando no fundo. O tipo de música que escolher para jogar depende do tipo de público-alvo que eles. A música é encontrada para melhorar a experiência do cliente. Música a ser tocada em shoppings e restaurantes peps o humor dos clientes. As pessoas tendem a passar mais tempo nos shoppings ou hotéis que tocam música agradável. Música ilumina o ambiente ao seu redor e é definitiva para animá-lo. Sad músicas costumam trazer lágrimas aos olhos. canções alegres alegrar o seu humor. Diferentes tipos de músicas são vistos como criar diferentes tipos de humor e provocar diferentes tipos de emoções.
**fonte:http://www.buzzle.com/articles/effects-of-music-on-the-mind-and-brain.html

Um comentário:

  1. Gostei muito do tópico, existem músicas que proporcionam ondas alphas e thetas para que, possamos ter uma melhor capacidade de armazenação de dados em determinadas horas.
    Úteis para estudar, relaxar etc.

    ResponderExcluir